top of page

          Muitas pessoas não sabem o que é o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Pernambuco (HCTP-PE), muito menos onde fica, qual sua função e que tipo de pessoas está lá. Na verdade, a única pessoa que eu conheço que sabe o que é o HCTP é uma estudante de psicologia que já fez uma visita ao local. Este não é um site oficial do Hospital de Custódia, mas tem a pretensão de ser algum tipo de "Perguntas Frequentes" sobre o local.

          Depois de três visitas para conhecer o interior do HCTP e duas visitas para conhecer famílias de internos do lado de fora, veio este site. De início, houve o desejo de trabalhar, além da história do HCTP, temas como Reforma Psiquiátrica, luta antimanicomial, psicologia forense... Mas o Hospital de Custódia precisava de um lugar só seu, onde qualquer pessoa desavisada e talvez até desinformada pudesse encontrar repostas para questões como o que acontece no HCTP. Era necessário que o Hospital de Custódia tivesse seu espaço, reforçando que esse é um tema que se basta, que não precisa de complementos. É uma realidade da qual a maioria das pessoas não tem conhecimento e sequer interesse.

         Não tenho a ousadia de dizer que falei tudo sobre o HCTP. Falei o que foi possível. E pretendo continuar falando todas as coisas possíveis. Quero ainda mais. Quero que outros falem o que eu não falei. Este site é o início de uma discussão, não o fim dela. Coloco luz sobre um problema e preciso que outras pessoas mantenham a energia para que essa luz permaneça acesa.

          Este é o Projeto Experimental "Não tem monstro no manicômio", da aluna Thayná Campos, para conclusão do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco, sob orientação do professor Rodrigo Cunha. As entrevistas e pesquisas foram realizadas entre os meses de agosto e novembro de 2017.

© 2023 por Henry Calmon. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page